10 de set. de 2009

Alimentando a imaginação

Coisa ruim quando a gente não tem tempo pra fazer o que gosta... incluindo dar atenção ao blog. Claro que agora existe outro blog, porem esse é pra assuntos mais futebolísticos e nem sempre com um papo tão cabeça. Aproveitando pra fazer o jabá, deem uma olhada: http://azulpretoebranco.com.br

Mas falando do que interessa, como é bom ler! Esse foi um dos prazeres que minha falta de tempo e meus ouvidos tinham me privado de gozar. Sim, os ouvidos! Como eu tinha (ou ainda tenho) um problema crônico nos ouvidos, isso afetava minha capacidade de concentração. Isso me afetava tanto no trabalho quando na hora de desempenhar essas atividades que teoricamente exigem menos. Mas tudo parece estar se resolvendo depois da cirurgia que fiz semana passada. A tendência é que a coisa melhore e muito!

É aí que entram os livros... já devidamente operado e curtindo aquela dorzinha básica depois da anestesia, resolvi que ia me dar o direito de aproveitar um pouco mais meu tempo livre fazendo algo que eu gosto, ou seja, ler. Fui com a patroa numa livraria e compramos um periódico de Filosofia com 2 livros do Nietzsche, mais uma Super Interessante (básico).

Depois comecei a ver na nossa não numerosa mas promissora estante de livros por onde eu iria recomeçar minhas aventuras literárias. Escolhi uma das melhores séries de ficção: Operação Cavalo de Tróia, Volume I - Jerusalem.

Basicamente a série de livros narra a história de um experimento da NASA com uma máquina do tempo. Por meio dessa máquina, os viajantes voltaram à época de Jesus Cristo e acompanharam os últimos dias do Nazareno. A riqueza de detalhes com que a história é narrada é assustadora. O autor jura de pé junto que é tudo verdade e que ele recebeu os documentos de um graduado da força aérea americana antes de morrer. Ainda estou no primeiro e pelo jeito que a coisa está evoluindo, vou ter que comprar os outros 7 livros depois... Não é porque fala em Jesus Cristo que essa coleção é religiosa. Muito pelo contrário. É uma obra de ficção até meio forte pra quem é muito fervoroso no catolicismo. Digamos que, guardadas as devidas proporções, essa coleção seria "o Pai do código Da Vinci".

Voltando aos livros, esse exercício de leitura é mágico! A mente se transporta para o tempo do autor e começa a viver as situações que os personagens vivem. Outra coisa boa é o fato de a mente ficar mais aberta e receptiva às coisas que acontecem ao redor. O ato de ler acaba despertando a fome pelo desconhecido que te faz buscar explicações mais lógicas e científicas para os fatos que ocorrem dentro daquele mundo de ficção.

Particularmente eu aprendo muito mais lendo romances de todos os tipos do que lendo livros técnicos. Raramente eu compro um livro técnico e quando o faço é sobre algum assunto muito específico pra ter uma espécie de "edição do Google com brochura". Tiro curto. já com os romances sempre pintam assuntos interessantes, instigantes, e aí começa aquela necessidade de conhecer um pouco melhor sobre o assunto e aprender sobre ele. Se o assunto for muito interessante, daí eu compro um livro técnico sobre ele... hehehehehe

Mas no fim das contas, o mais interessante é que lendo me dá menos vontade de ficar na internet. Também, pudera: trabalho utilizando a internet, uso informação da internet para escrever no outro blog, transformei o email em uma extensão do meu cérebro e por aí vai. Tudo que preciso é de uma folga de vez em quando para organizar meus pensamentos e nada melhor do que fazer isso lendo o bom e velho livro.

Pretendo colocar na sequência uma resenha do livro e ir fazendo isso a medida que eu for terminando cada um dos livros que eu for lendo pra trocar uma ideia com os poucos porem leais leitores deste blog largado a esmo por puro relaxamento. Próximo desafio literário? Ler O Senhor dos Anéis... tá, eu já li os três livros (naquelas, eram e-books...). Mas eu tenho a edição de 50 anos em inglês. Esse livro sim vai merecer uma atenção especial. Até porque, ler mais de 2000 páginas vai exigir uma atenção do cão!

Bom, era isso... Blog aos poucos voltando, pois não acho justo só falar de futebol. Tem que ter algum assunto que seja melhor pra cabeça funcionar.

Era wilson! Até +!!!

Um comentário:

  1. é, com certeza Cavalo de Tróia não tem nada de religioso. o JJ Benítez não tem nada de religioso, pelo menos nada que seja ligado ao cristianismo.

    Quer uma série legal de ler?
    procura por Charles Sheffield.
    Tem a série do universo dos Construtores. em pt, acho que só os 2 primeiros (Convergência e Maré de Verão). assim q eu terminar de ler Até logo e obrigado pelos peixes e A Ultima Batalha (narnia), pretendo ler os 2 novamente, mas em inglês e o resto da série (tb em ingles)

    ResponderExcluir

Solte o verbo, desembucha!