Me lembro como se fosse ontem: aula de Psicologia na faculdade. Noite fria, garoa na rua... E eu, às 10 horas da noite, louco pra ir pra casa dormir afinal de contas, trabalhar e cursar faculdade não é uma tarefa fácil.
Lá pelas tantas, após várias explicações sobre sociopatas, psicopatas e outros "patas", alguns alunos começaram a se levantar e, sorrateiramente, ir embora. Foi-se o primeiro, e a professora nada fez. Depois saiu o segundo, o terceiro, e assim por diante. Quando ela finalmente se indignou a perguntar por que a pressa se ainda faltavam 30 minutos pra aula terminar, eis que um ser humano lá responde:
- Pô, professora! Tá uma friaca lá na rua, chovendo... Hoje tu podia aliviar e liberar a turma mais cedo, né?
Ela deu de ombros. Após ser estancada aquela debandada geral de alunos, com uns 10 ou 12 que sobraram (incluindo-me nessa conta), ela, em tom solene, profere a seguinte frase:
- O ser humano é um ser em constante insatisfação.
Instantaneamente eu pensei: "BAH! Que clichezão esse!!!". Assim que ela terminou de falar essa frase ofertou uma "recompensa" aos que ficaram naquela noite chuvosa na sala de aula, escutando explicações sobre doenças mentais e ambiente de trabalho. O trabalho era simples: dissertar em poucas linhas sobre a frase que ela tinha dito. "Ah, isso é fácil". Ledo engano...
Ao pé em que comecei a pensar melhor sobre o assunto, vi que de fato as pessoas nunca estão contentes o bastante. Tudo tem que ter um lado ruim. Aqueles que saíram da sala, estavam insatisfeitos por estar fora de casa em uma noite chuvosa... adquirindo conhecimento! Só isso já seria motivo o suficiente pra pessoa valorizar aquele momento. As pessoas sempre conseguem achar um fato que, por menor que seja, desperta insatisfação, frustração, e assim por diante. Até aquela frase "se melhorar estraga" demonstra que, se eu tiver tudo ao meu alcance, aí não vai ser legal. E acredite, existe muita gente assim!
Resultado: se você tem tudo, as coisas não têm mais graça pois você de certa forma chegou ao topo. Se você está em busca de algo e o mundo não lhe sorriu com uma vida abastada, você acha que tudo conspira contra você e que mesmo no triunfo, algo de ruim pode estar a caminho. Se você estuda, acha um saco ter que mergulhar nos livros. Se não estuda, reclama por não estar estudando. E assim vão se acumulando as situações onde tudo está ruim quando está ruim, e tudo está ruim quando está bom também.
Não sei se há uma exceção à regra. Dificilmente haverá. Mas existem pessoas que, assim como eu, tentam não olhar o lado negativo. Afinal de contas, a vida é meio curta pra gente ficar procurando pêlo em ovo.
Ah, depois de tanta reflexão consegui garantir meio ponto na prova resumindo tudo em poucas linhas que diziam:
"Toda felicidade é efêmera. Mesmo em êxtase, ainda assim achamos uma forma de ver um problema. Como já diz Wander Wildner em sua música, 'eu não consigo ser alegre o tempo inteiro..."
E, se você é da turma Emo ou #mimimi que vive se fazendo de vítima, deem uma olhada nessa lição da Tribo do Mouse