23 de out. de 2008

O que era pra ser ruim acabou sendo bom



Dae gurizada! Esses dias passei por uma situação meio inusitada... Levei meu carro na revisão pra ver se tudo estava certinho. Madruguei pra largar o carro na oficina às 7:30 da matina, assim eu pegaria ele no fim de tarde. Daqui a pouco caiu a casa! Me ligam da oficina dizendo que a 3ª marcha do carro estava emperrada e eu só poderia pegar o carro no outro dia. Bah!!! Me caiu os butiá do bolso!! Logo eu que desaprendi a andar de bus faz um tempo. Entrei em desespero, xinguei o carro, queria mandar tudo longe. Foi aí que começou a parte boa...

Como a patroa trabalha em São Leopoldo (a.k.a. São Léo), resolvi ir buscá-la mesmo que desmotorizado já que não tinha nada pra fazer em casa. Saída do trabalho, fui pegar um busão até o centro pra pegar o nosso "metrô de superfície", famooooooooso Trensurb!!!

Chegando na parada do ônibus, tava ele lá, paradão, enchendo de gente. Como não tinha pressa NENHUMA, fui caminhando calmamente em direção ao coletivo. Todos já tinham entrado e era como se o bus estivesse me esperando antes de sair. Incrível mas mesmo às 18:30 consegui achar um lugar pra ir sentado numa boa até a estação do trem. Durante o trajeto eu via o trânsito congestionado, engarrafado, motoristas espumando e eu lá... no corredor de ônibus, bem acomodado e consegui fazer em 15 minutos um trajeto que, de carro, atalhando por tudo que é rua, não faria em menos do que 25 minutos. Incrível!

Na chegada ao centro, fui à estação pegar o trem que fazia anos que não pegava. Resumo da ópera: eu quase babando atirado no banco do trem demorei uns 30 minutos na hora do rush pra ir de Porto Alegre a São Leopoldo. Com a BR congestionada na hora do rush andar mais de 30km em poucos minutos foi algo!!!

Com isso cheguei à seguinte conclusão: temos um transporte público bom, pena que é tudo uma bagunça nessa cidade em relação às nossas vias. Andar de carro aqui tá quase impossível! Mas o principal problema é não termos um metrô dentro de Porto Alegre. Todo candidato a prefeito promete, promete, promete, mas a gente sabe que vai ficar só na promessa mesmo. Imagina só poder cruzar a cidade inteira em um meio de transporte público limpo, seguro, não poluente e com uma rapidez considerável... Se fosse assim não precisava nem ter carro!!! Vamos ver se um dia a gente vai ter a chance de desfrutar dessa baita facilidade.

O resultado foi uma noite inteira "viajando" pra buscar a patroa no trabalho, passeando na boa, sem nenhum stress no trânsito... show de bola!

Infelizmente no outro dia tive que pegar a porcaria do ônibus que tem aqui perto de casa pra ir pro trabalho... Daí eu descobri porque gastei tanta grana pra ter um carro...

Hasta pronto!